quarta-feira, 13 de março de 2013

Com sonhos e lutas se faz o futuro! Rumo a IV Assembleia Estadual da ANEL- AL

O mundo hoje vive um momento diferente. Na Europa, no norte da África e no oriente médio os jovens se colocaram a frente dos processos de luta e resistência. No velho continente os trabalhadores e jovens passam por apertos impostos por seus governos como consequência da forte crise econômica que vivem, com planos de austeridade e forte repressão do capitalismo, que tenta impor condições de vida cada vez piores. No oriente médio e norte da África a população se enfrentou com as cruéis ditaduras de Mubarak no Egito, Kadafi na Líbia e agora de Bashar Al Assad na Síria e sua luta continua por direitos democráticos. Na América latina e no Quebec os estudantes também voltaram a se mobilizar por uma educação pública, gratuita e de qualidade. 

Todas essas mobilizações nos dão uma grande lição: Com sonhos e lutas se faz o futuro. No Brasil a juventude também fez coro com as lutas internacionais na maior greve da educação dos últimos 10 anos e foi às ruas exigir do governo Dilma uma educação de qualidade pública e com 10% PIB JÁ!

O Governo Dilma infelizmente vem a cada dia demonstrando que não está do lado dos trabalhadores e jovens do nosso país. Para os estudantes além de cortes de 5 bilhões nos últimos anos, vimos Dilma reafirmar, através do novo PNE, sua política de mercantilização da educação, através do repasse de dinheiro público para instituições privadas de ensino superior. Já o REUNI demonstrou o que o movimento estudantil mais alertou em 2007, pouco financiamento para expansão e muita precarização, o que desembocou na maior greve da educação dos últimos dez anos. Maior exemplo disso no nosso Estado é a situação dos Campi do interior, como a situação do campus Arapiraca que tem um presídio construído dentro de sua planta. Políticas efetivas de assistência estudantil continuam sendo utopias. Some-se a isso, ainda, o projeto de privatização dos Hospitais Universitários através da criação da EBSERH, aplicado por esse Governo. O problema do financiamento da educação no Brasil é a nosso ver, questão de prioridades. Pois enquanto não temos o tão sonhado 10% do PIB para educação publica aplicado imediatamente, vemos o governo continuar o pagamento das dívidas externa e aos banqueiros, ter casos de corrupção e ainda gastar verbas públicas com a Copa do Mundo e Olimpíadas. TEM DINHEIRO PARA BANQUEIRO, MAS NÃO TEM PARA EDUCAÇÃO! 

No âmbito estadual não foi diferente. Na educação, particularmente, Alagoas figurou novamente com o pior IDEB do país, reflexo de um Estado líder em analfabetismo e que enfrenta problemas dos mais diversos, que vão de questões sociais à falta de infraestrutura, como a que impediu que cerca de 10 mil alunos da rede estadual tivessem aulas porque mais de cem escolas estavam ameaçadas de cair. O descaso do governo Téo Vilela (PSDB) foi expresso ainda nas greves dos professores tanto do ensino básico, quanto do ensino superior: UNCISAL e UNEAL que passaram por fortes greves e importantes vitórias para o ensino estadual. 

A tarefa de combater esses ataques e lutar por uma melhor educação, com uma expansão universitária de qualidade e uma assistência estudantil plena, está mais do que nunca em nossas mãos! A luta contra as opressões também é uma prioridade. Alagoas hoje é um dos estados mais violentos do mundo. A violência contra a mulher e os homossexuais ainda é muito presente. A ANEL atua cotidianamente na luta contra o machismo, o racismo e a homofobia e tem orgulho de ser conhecida como a entidade gay do movimento estudantil brasileiro. Pois pra nós ser a entidade gay é ser a entidade em que os homossexuais podem se sentir a vontade pra debater política e colocar suas opiniões em busca de uma nova sociedade livre. 

Esse ano de 2013 nos traz desafios ainda maiores. Mas nós acreditamos na força de mobilização da nossa juventude. E, por isso, achamos conveniente reafirmar: a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, a imediata aplicação de 10% do PIB para a educação pública, a garantia de um HU 100% público-estatal, além da nossa tradicional e cotidiana luta contra toda forma de opressão. 

Desse modo, convidamos todos os estudantes, centros acadêmicos e coletivos para fortalecer ainda mais as lutas e sonhos de todos nós, participando da IV Assembleia Estadual da ANEL-AL, que será realizada das 9h às 18h no dia 16 de março de 2013, no Auditório da UNCISAL. Esta será a assembleia que irá armar o conjunto dos lutadores das diversas escolas e universidades de Alagoas para lutar e construir o II congresso da Anel no Estado. Diferente do CONUNE, que também ocorrerá esse ano, o congresso da Anel se dará por dentro das lutas, será construído e impulsionado pelas mobilizações da juventude de Alagoas e do Brasil! Participem! O II congresso da Anel ocorrerá entre os dias 30 de maio a 2 de junho em Juíz de Fora - MG. 


DIA 24 DE ABRIL TODOS E TODA A BRASÍLIA À MARCHA EM BRASÍLIA! 

Dia 24 de abril será realizada a Marcha em Brasília. Trabalhadores e estudantes brasileiros irão lutar por seus direitos, exigindo do governo federal que atenda às nossas revindicações. Os estudantes devem exigir que o Ministério da educação reabra as negociações da pauta nacional do CNGE (Comando Nacional de Greve Estudantil). 

Devemos ir a Brasília também para lutar pelo nosso direito ao futuro! O governo federal está propondo um projeto chamado Acordo Coletivo Especial, ACE, que busca flexibilizar as leis trabalhistas, e uma nova Reforma da previdência que fará com que nossa geração não consiga se aposentar! Vamos com a CSP-Conlutas lutar por nossos direitos! 

Chamamos todas as entidades e coletivos a se somarem nessa jornada, em especial os companheiros da esquerda da UNE que estão à frente de importantes entidades dos estudantes na UFAL como DCE (Direção majoritária do PCR/UJR), CASH e CAGM (PCB/UJC) e também ao grupo estudantil Além do Mito direção do CABIO e DAFN. O movimento estudantil terá suas vagas definidas na IV Assembleia Estadual da ANEL que será realizada das 9h às 18h no dia 16 de março de 2013, no Auditório da UNCISAL. Reafirmamos o convite aos companheiros para a participação da IV Assembleia Estadual, a Marcha em Brasília e a construção do II Congresso da ANEL. É hora de unificarmos o movimento estudantil na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade e pela garantia de um futuro melhor para nossa juventude.


1 comentários: