quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ex-secretário de educação faz comentários homofóbicos e causa revolta

O Ex-secretário da Educação de Alagoas, Adriano Soares, teceu na última quarta-feira, 15, comentários homofóbicos em sua página no facebook e gerou indignação na juventude alagoana. Tendo pedido demissão do cargo após xingar os jovens e trabalhadores que foram às ruas nas Jornadas de Junho, quando postou em sua página no facebook um vídeo mandando os estudantes “tomarem no c*” e tendo sido obrigado, dada a repercussão, a pedir desculpas, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), aceitou o pedido de demissão de Adriano.

Apesar do caso, Adriano continua a fazer inúmeros posts extremamente preconceituosos em sua página pessoal no site de relacionamentos. Dessa vez (mesmo não sendo a primeira), o ex-secretário de um dos estados com piores índices de educação do Brasil, desrespeitou os homossexuais alegando que “a nossa sociedade está ficando heterofóbica” (sic).

Postagem homofóbica feita por Adriano Soares
As implicações do comentário de Adriano se mostram no dia a dia da sociedade alagoana. Alagoas é o estado mais perigoso do Brasil para se afirmar a própria sexualidade (além de ser também um dos mais perigosos para se nascer negro e para se nascer mulher). Ou seja: em nossa sociedade extremamente homofóbica, Adriano não pensa, enquanto figura pública, que suas palavras são as palavras de ódio que legitimam toda atitude homofóbica – do xingamento ao assassinato - contra milhares de gays e lésbicas.

Segundo o último Relatório Sobre Violência Homofóbica no País, divulgado no ano passado, em Alagoas foram registradas 17 denúncias de violações de direitos ou crimes contra os homossexuais em 2011. Em 2012, 65 denúncias foram feitas. Em 2013, ainda em contagem não oficial (que sai apenas em junho de 2014), já foram registrados 14 homicídios homofóbicos.  

Após o caso, porém, Adriano não se retratou e ainda debochou das pessoas que o criticaram por suas posições homofóbicas. Afirmando que o perfil é dele e que pode postar o que quiser, pois já não é mais “homem público, ao menos no sentido que empregam a esse rótulo”, disse que mantinha todas as palavras que disse antes e terminou: “E os que acharem ruim, chupa que é de uva!”, debochou, postando junto o link da música da banda Aviões do Forró.
 
Repúdio à homofobia!
A Anel Alagoas repudia os comentários homofóbicos e os outros tantos comentários misóginos na página do ex-secretário de educação de Alagoas Adriano Soares, sabendo que essa postura não é adequada e que deve ser discutida, e logo repelida da sociedade!

Chega de preconceito!
Pelo fim da homofobia!
Pela aprovação da PLC 122, o projeto de lei que criminaliza homofobia!
Pela visibilidade lésbica e trans!
Nenhum direito a menos às pessoas LGBTT!
Que todos tenham direito a amar e a viver!

0 comentários:

Postar um comentário