Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, estão nesse momento acampados em frente ao palácio do governador. Em vigília, os estudantes exigem do governador a remoção dos presos do presídio Desembargador Luiz Oliveira Souza diante da situação de insegurança dentro do campus.
O presídio é construído dentro da planta da Universidade e tem apenas um muro de 1,5m incompleto e uma cerca que o separa da Universidade, uma distância irrisória. Desde 2010 os estudantes e trabalhadores tem sido vítima de constantes invasões ocasionadas por fugas e no último domingo, dia 8, durante a realização de um concurso público, a situação chegou ao seu estopim: uma fuga de 15 presos deixou a comunidade acadêmica em pânico. Ocorreu tiroteio entre PMs e reenducandos dentro da universidade, com um civil baleado nas imediações do campus, uma estudante sofreu um aborto dentro da sala em meio a situação de horror, e os estudantes ficaram encarcerados, enquanto os presos, livres.
A segurança dentro das universidades não é de hoje que vem sendo problemática, nacionalmente ocorreram casos de assassinatos, como na USP. Será que é preciso esperar a violência chegar a esse ápice para se tomar uma atitude?! É necessário uma política preventiva de segurança, a abertura do campus à população para maior circulação de pessoas, a abertura de concurso público para uma guarda universitária, que tenha treinamento para prevenção dos problemas de segurança e com efetivo feminino para a segurança da mulher, e uma devida iluminação no campus.
Essa situação retrata um verdadeiro descaso com a educação pública do estado, somando-se ainda a paralisação da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) em busca de melhorias no ensino, contratação de profissionais e assistência estudantil. A ANEL-AL declara todo seu apoio a luta dos estudantes acampados e chama toda a população alagoana a se juntar a essa mobilização num estado já calejado pelos piores índices de violência do país.
PELA REMOÇÃO DO PRESÍDIO DA ÁREA DA UNIVERSIDADE!
POR UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PREVENTIVA!
10% DO PIB JÁ PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA!
Segue a nota do comando de mobilização:
A Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca, está com suas atividades suspensas.
A comunidade acadêmica, desde o ano de 2010 tem sido vítima de constantes invasões ocasionadas pelas fugas do presídio Desembargador Luiz Oliveira Souza.
- Onze fugas em seis anos, com invasões e disparos em direção ao campus.
A cada nova fuga, o risco é maior. Professores, técnicos e cerca de 2000 estudantes não podem mais frequentar o campus, pois correm o risco de morte.
Por todos esses pontos exigimos uma solução imediata e definitiva para a segurança do campus UFAL Arapiraca. Queremos um local seguro para trabalhar e estudar!
Pelo direito à vida, queremos uma solução já!
Comunidade acadêmica do campus Arapiraca
Abril de 2012
0 comentários:
Postar um comentário