quinta-feira, 22 de março de 2012

Greve Geral na Uncisal

Rebeca Thomé/Facebook
Na manhã da última quarta-feira (20/03), foi realizada uma assembleia geral dos professores da Aduncisal (Associação dos Docentes da Uncisal). Os principais motivos que fizeram necessária a realização da assembleia foram as questões salariais (oito anos sem reajuste) e o concurso público para contratação de novos professores, que desde 2003 não acontece. Ao término da mesma, foi deflagrada greve para o dia 22/03 começando com um ato no dia 21/03, circulando pelo perímetro da universidade para melhor agregação da comunidade, informar a toda população que os professores estão entrando em greve e que, sendo assim, as clínicas ligadas à universidade só terão 30% de seu funcionamento. 

O ato foi histórico, professores que nunca haviam se mobilizado estavam, agora, junto aos alunos lutando pela universidade! Ao fim, os estudantes decidiram fazer uma assembleia geral para debater sobre o assunto e deixar mais claro se iriam apoiar a greve dos professores. Esta foi outra assembleia histórica, o mini auditório da universidade estava lotado, foi certamente a maior assembleia estudantil desde a ocupação de 2008. Os estudantes decidiram que entrarão em greve em conjunto com os professores apoiando-os, porém esse envolvimento com a greve será efetivado a partir da construção de uma pauta conjunta entre professores, técnicos e estudantes. É muito importante a partir de agora a união de todas as categorias em uma pauta comum! 

A assembleia estudantil criou uma comissão para acompanhar os professores e organizar o calendário de mobilização, e decidiu alguns lugares para mais manifestações, como o centro da cidade, onde serão realizadas atividades, como oficina de cartazes, abaixo-assinado e a entrega de um manifesto ao governador. 

Cabe salientar aqui o importante papel que vem cumprindo o DCE-Uncisal. Há alguns anos esta entidade vem protagonizando importantes iniciativas e servindo como um grande apoio à luta dos estudantes. Vale destacar também a presença da Anel nos atos impulsionados pelo DCE desde o ano passado e a colaboração na construção da atual greve. 

A greve foi deflagrada por tempo indeterminado e contamos com a população e entidades do movimento estudantil para que apoiem a nossa causa, pois os atuais estudantes da Uncisal serão os futuros médicos, fonoaudiólogos, radiologistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas que são de extrema importância para a população e que prestarão assistência à mesma! 

As principais reivindicações estudantis são: concurso público para novos professores, implantação do restaurante universitário, implantação da residência universitária, rubrica específica direcionada à Uncisal com fins à assistência estudantil, políticas afirmativas e manutenção estrutural, ampliação dos campos de prática por meio da incorporação de um Hospital Escola Geral, 10% do PIB para educação pública, mudança da Uncisal da Secretaria de Saúde para o âmbito Educacional e criação da creche para filhos de funcionários e estudantes. 

Hyasmin Carvalho - Coordenadora de Comunicação e Cultura - DCE Uncisal

0 comentários:

Postar um comentário