terça-feira, 1 de abril de 2014

UM CHAMADO AO COLETIVO ENECOS E AOS DEMAIS ESTUDANTES DO COS: UNIR OS ESTUDANTES NUMA CHAPA COMBATIVA PARA CONSTRUIR UM DAFN À SERVIÇO DAS LUTAS!

Nosso país vive um importante momento político: depois das Jornadas de Junho de 2013 a juventude definitivamente se recolocou no cenário das lutas sociais. E não faltaram motivos! Os jovens e estudantes que estiveram nas mobilizações clamavam não só pela qualidade nos serviços de mobilidade urbana, mas principalmente por saúde, cultura, lazer, democracia e educação de qualidade. 

A educação, indubitavelmente, foi uma das nossas maiores bandeiras. Aos coros, indagávamos: Dilma, tem dinheiro pra Copa, mas não tem pra Educação?? Infelizmente, o Governo não atendeu aos pedidos das ruas e continuou destinando bilhões para os gastos da Copa do Mundo da Fifa e cortando as verbas para educação pública. Enquanto isso, nós da universidade, somos obrigados a conviver com os mais diversos problemas. 

A cada começo de semestre, milhares de estudantes entram na UFAL, esperando encontrar uma universidade estruturada, mas logo veem que não é bem assim! Não tem bolsas, Residência, nem Restaurante Universitário para todos. Nós, estudantes do curso Comunicação Social da UFAL, também sentimos os reflexos de cada centavo que deixa de ser investido em educação, sentimos e sofremos com a precarização dos serviços, padecemos diante de laboratórios insalubres, falta de material, com um laboratório de rádio caindo aos pedaços... 

Não dá para aceitar essa situação! Queremos uma universidade e um COS “Padrão Fifa”! 

A principal ferramenta política dos estudantes para lutar por uma universidade pública gratuita e de qualidade é o Movimento Estudantil. No caso dos estudantes de Comunicação Social, o “Diretório Acadêmico Freitas Netto” é a entidade de representação política. É de fundamental importância construir um Diretório Acadêmico que esteja presente no dia-a-dia dos estudantes e seja um instrumento democrático e de luta.

É preciso dizer que nos últimos anos o DAFN vem desempenhando um importante papel. Com muito unidade e pela vontade da base, foi superada a lentidão e o abandono da antiga gestão da Correnteza. Por acreditar que é fundamental e necessário a construção de um movimento estudantil combativo. 

Nós da ANEL, que construímos o DCE UFAL - Quilombo dos Palmares, achamos que, nesse momento de polarização das lutas no país, é necessário impulsionar a construção do movimento estudantil combativo e, para isso, a unidade deve ser a nossa maior virtude. Por isso fazemos um chamado a todxs os estudantes, e em especial ao Coletivo ENECOS, para juntos construir uma chapa nas eleições para a gestão 2014-2015 do DAFN.

Uma chapa que possa não só dar continuidade às lutas do COS e da UFAL, mas que reivindique as lutas das mulheres, dos negros e dos LGBTTs, e que repudie toda a forma de opressão e de criminalização dos movimentos sociais; que permaneça defendendo uma educação pública gratuita de qualidade e participe, junto da juventude e trabalhadores do país, das lutas contra as injustiças da Copa do Mundo!

0 comentários:

Postar um comentário