domingo, 21 de abril de 2013

Nota de Repúdio: NÃO a cultura do estupro, NÃO a Banda New Hit!! Texto do MML

No dia 20 de abril (sábado) aconteceu mais um show da Banda New Hit em Alagoas. Nós do Movimento Mulheres em Luta - AL não poderíamos deixar de nos pronunciar mais uma vez sobre a apresentação dessa banda em nossa cidade e estado.
A Banda New Hit está sendo processada pelo estupro de duas adolescentes após um show na cidade de Ruy Barbosa interior da Bahia. As duas adolescentes foram estupradas pelos integrantes dentro do banheiro do ônibus da banda ao subirem para pedir autógrafos e um policial também está sendo investigado por conivência com o crime. O crime chocou e indignou o país. Após a denúncia, as adolescentes receberam ameaças de diversos fãs da banda e foram obrigadas a se afastar da escola e a saírem da sua cidade com medo de serem agredidas.
A violência contra a mulher é a forma mais cruel de manifestação do machismo e uma das faces mais violentas do sistema capitalista, que se utiliza da opressão para explorar ainda mais as mulheres, com baixos salários e empregos precários. Alagoas é o estado mais violento do nosso país e o segundo com os maiores índices de violência contra a mulher. Além disso, é em Maceió onde mais se agride e mata LGBTs.
Não é a primeira vez que a Banda se apresenta em Maceió. Há alguns meses atrás essa banda se apresentou em nosso Estado e o Movimento Mulheres em Luta, a ANEL – Assembléia Nacional dos Estudantes Livre, o Coletivo Feminista Independente de Maceió e vários ativistas independentes foram à luta na tentativa de barrar a apresentação da banda em nossa cidade. Mas foram poucas as autoridades e personalidades públicas que se manifestaram e apoiaram a causa, por isso a mobilização dos que estão cansados da cultura do estupro não foi o suficiente para acabar com o show, mas não podemos parar. 
Por onde passa a banda New Hit leva a mostra da impunidade e de que a violência contra a mulher não é importante para aqueles que poderiam reverter essa situação. Por isso vem sendo alvo de protestos. Podemos sim fazer diferente. Inconformados, homens e mulheres vão às ruas para dizer NÃO a violência, NÃO à cultura do estupro e NÃO a Banda New Hit!!

0 comentários:

Postar um comentário