De norte a sul do país centenas de estudantes, trabalhadores e lutadores dos movimentos sociais já começaram a se aglutinar em torno de uma bandeira: a dos 10% do PIB já para a educação pública. Comitês de campanha já foram construídos e no Brasil inteiro já se realizaram atividades, palestras, atos e seminários para discutir o tema. O debate sobre a qualidade da educação esteve nas pautas dos noticiários durante todo o ano de 2011. Em mais de 14 Estados os profissionais da Educação saíram em greve na luta por seus direitos. Os estudantes ocuparam várias reitorias e construíram mobilizações em importantes Universidades do País. Está mais do que na hora de somarmos nossas forças e debatermos com a população a necessidade de fortalecermos a educação pública em nosso país.
Hoje somente 4% do PIB é investido na educação pública. Os sucessivos governos geraram um atraso histórico no que concerne à educação em nosso país. O governo Lula, que se colocava como um governo da classe trabalhadora,manteve o veto de destinar no máximo 7% do PIB proposto por FHC e mesmo assim sequer atingiu essa meta. Com o novo PNE (Plano Nacional de Educação) várias metas estão sendo propostas para destinar na prática verba pública para as instituições privadas através de projetos como o PROUNI e o PRONATEC e mais uma vez repetir a promessa de destinar 7% do PIB para a educação apenas em 2020. Achamos que a educação não pode mais esperar e por isso precisamos ir às ruas e dizer não ao novo PNE do governo e exigir do governo Dilma 10% do PIB já para a educação pública!
Aqui em Alagoas faz-se necessário que cada lutador se some à construção do plebiscito nacional por 10% do PIB já para a educação pública. Para isso, é imprescindível a presença dos partidos políticos da esquerda (PSTU, PCB, PSOL, PCR) de organizações políticas que organizam importantes movimentos sociais (Resistência Popular, Além do Mito... e outros) e das entidades com referência nos estudantes e na classe trabalhadora (DCE-UFAL, ADUFAL, SINTUFAL, SINTEAL, SINDJUS, etc.)
Chamamos todos os lutadores de Maceió e Alagoas para nos unirmos nessa importante luta e organizarmos esse plebiscito.
Convocamos uma reunião para o Dia 09/11 (Quarta-feira) às 17:00 no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas
Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre / Alagoas
0 comentários:
Postar um comentário