quarta-feira, 18 de maio de 2011

SEMANA DE COMBATE ÀS OPRESSÕES DA ANEL ALAGOAS

A ANEL, desde sua criação, vêm combatendo às opressões cotidianamente nas universidades e na sociedade brasileira. Em nossas assembleias nacionais o GD de opressões é sempre o mais movimentado, o mais cheio de estudantes. Ano passado participamos ativamente da I Marcha Nacional Contra a Homofobia, e estamos hoje (18/05) participando da II Marcha, em Brasília, exigindo a criminalização da homofobia. Recentemente a ANEL fez um twitaço nacional pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que criminaliza a homofobia. Em diversos estados nossa entidade vem realizando atividades em combate às opressões, como os beijaços contra a homofobia que aconteceram.

Nesse modelo de sociedade em que vivemos a opressão é um elemento constante. A opressão do negro(a), da mulher e dos homossexuais é necessária para garantir essa exploração que os trabalhadores vivem no capitalismo.  Segundo dados do DIEESE de 2006, os negros possuem um salário 45,7% menor que os não-negros em São Paulo, e em Salvador chega a 51,8%. As mulheres são ainda mais exploradas, pois além de seus salários serem 20% menores que os dos homens, de acordo com uma pesquisa do DIEESE em 2007, fazem a machista dupla jornada de trabalho, sendo obrigadas a executarem as tarefas domésticas depois de um dia cansativo de trabalho. A opressão sobre os homossexuais os obrigam a trabalhar em empregos onde não há contato físico-visual, por isso o grande número destes oprimidos em call centers e telemarketing, onde sofrem com uma excessiva jornada de trabalho e salários rebaixadíssimos. Nós da ANEL buscamos um modelo de sociedade sem opressões, onde todos seres humanos devem ser tratados como tal, sem discriminação.

Em Alagoas, nossa entidade realizará a Semana de Combate às Opressões, pois achamos necessário iniciar esse debate em nosso estado, que possui o maior índice de violência contra homossexuais. Mas é claro que esse é só um início, pois acreditamos que o combate deve ser constante, cotidiano, diário.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA, 23/05, A PARTIR DAS 20H:
TWITAÇO #BEIJACOCONTRAHOMOFOBIA

QUARTA, 25/05, AS 17H:
UFAL - MESA CONTRA O MACHISMO E O RACISMO, 17H, AUDITÓRIO ICHCA
UNCISAL - MESA CONTRA HOMOFOBIA, 17H, AUDITÓRIO DA2

QUINTA, 26/05, AS 17H:
UFAL - MESA CONTRA HOMOFOBIA, 17H, AUDITÓRIO ICHCA
UNCISAL - MESA CONTRA O MACHISMO E O RACISMO, 17H, AUDITÓRIO DA2

QUINTA, 26/05, APÓS A MESA, NO ICHCA:

BEIJAÇO CONTRA A HOMOFOBIA!



0 comentários:

Postar um comentário