O dia 07 de abril é o dia mundial da saúde e no ano de 2011 foi marcado por protestos e denuncias. Na manhã da data comemorativa, o Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública (composto por professores, estudantes, usuários e profissionais de saúde, sindicalistas e movimentos sociais populares) puxou o Ato Unitário da Frente Nacional contra a Privatização na Saúde. A mobilização, que aconteceu em diversos locais do Brasil, como Alagoas, Londrina, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador teve como tema central "Saúde não é mercadoria", tratando do combate à privatização no SUS (sistema único de saúde).
O ato aglutinou, além do Fórum, entidades sindicais, profissionais e estudantis, como a ANEL. Reunidos no Calçadão do Comércio, dezenas de pessoas chamaram atenção para a forma como os governos (municipal, estadual e federal) tratam a saúde e os serviços públicos. A mobilização conseguiu chamar a atenção de alguns usuários do SUS que passavam pelo local
Os manifestantes também reivindicaram a retira do Projeto de Lei das Organizações Sociais da Assembleia Legislativa de Alagoas e denunciaram a medida provisória, editada no ano passado pelo governo federal, que cria uma empresa privada para administrar os hospitais. Segundo eles, tais projetos promovem o repasse de recursos, bens móveis e imóveis, serviços e servidores públicos para a iniciativa privada.
0 comentários:
Postar um comentário